builderall

A principal função dos empresários é tomar decisões e nem todas são fáceis.


A maioria das falhas encontradas nas empresas estão relacionadas com o processo de tomada de decisão, sejam ela ao nível operacional ou ao nível estratégico. 

Para escolher bem, não significa que tem de escolher devagar. Um processo lento não é por si só um processo bem pensado.


Quero deixar neste artigo algumas dicas, para o ajudar a tomar decisões da forma mais eficaz possível.



Agendar para decidir


Empurrar com a barriga decisões difíceis não resolve nada. Para evitar isso, nada melhor que estabelecer um período de tempo, com data e hora para pensar, analisar e tomar a decisão.


Deve estabelecer um plano de ação com tudo o que deve acontecer para que a decisão seja o mais consciente possível.



Definir a decisão


Definir os principais fatores que influenciam e serão afetados pela sua decisão, vai-lhe permitir perceber melhor as alternativas que tem à sua disposição e qual a ponderação entre elas.


Neste processo, tenha presente os seus valores. Eles vão ajudá-lo a tornar mais claro o que terá de fazer. E assim, será uma decisão mais coerente com aquilo que pretende, mas também será vista com maior coerência pelos terceiros envolvidos, seja a sua equipa ou elementos externos.


Sempre que possível fale sobre o assunto a outras pessoas, dentro e fora da empresa. Ouvir outras opiniões, outras visões sobre o mesmo assunto, vai enriquecer a sua base de decisão. Vai também abrir-lhe outras perspectivas de como resolver o assunto.



Pensar nas opções


Procure listar várias opções. Este exercício vai-lhe permitir pensar em soluções que ainda não tinha pensado. Analise cada uma, veja quais são os prós e os contras, qual o impacto que terão.


Tenha em atenção as suas expetativas. Muitas das vezes criamos cenários demasiado ótimistas e irrealistas.


Se for possível, teste a decisão que lhe parece mais conveniente antes de a implementar em pleno. 



Saiba que não decidir, também é uma decisão. O que por vezes poderá ser a melhor decisão, desde que seja em consciência e não encontre outra solução melhor.