builderall

Este ano foi um empresário bem comportado?


Não tem a certeza se merece uma prenda no sapatinho e se cumpriu a sua função de bom empresário, vou ajudá-lo a analisar o seu ano.


Para tal, vou aqui falar de 5 aspetos fundamentais para que consiga atingir o sucesso como empresário.

Em cada um, deixo uma pergunta.



Planeamento


Planeamento ou planejamento é o primeiro passo que qualquer empresário deve dar. É difícil, trabalhoso e desgastante chegar ao sucesso sem ter pensado e elaborado um plano para lá chegar.


Para traçar o plano do seu negócio para o próximo ano, necessita de saber três coisas importantes - 1ª onde quer chegar; 2ª qual a situação atual; 3ª que meios tem à sua disposição.

Só depois de saber estes três dados é que poderá traçar o caminho para chegar ao seu objetivo e prever os obstáculos que vai encontrar, ou seja, planear.


O planeamento não é garantia de se atingir os objetivos, mas é um mapa que o vai ajudar a levar até lá.

Pode ter a certeza que não vai conseguir concretizá-lo, mas ao segui-lo e ao ajustá-lo, vai preparar-se para que no ano seguinte tenha mais sucesso.


Desenhou um plano de execução para este ano?



Analisar resultados


Pouco adianta planear a atividade da sua empresa se depois não vai acompanhando a sua evolução para perceber se vai chegar ao resultado final que pretende.


É de veras importante ter alguns indicadores que lhe vão permitir saber se está a ir ou não no bom caminho.

Alguns desses indicadores são-lhe fornecidos pela contabilidade.


Uma forma simples de acompanhar e analisar os resultados é reunir mensalmente com o contabilista para analisar os resultados do mês anterior.


Só assim consegue perceber o que está a correr bem e o que precisar de ser corrigido.


Não cometa o erro de muitos pequenos empresários que esperam pelo final de Março, para saber quanto ganharam ou perderam no ano anterior.


No mínimo, analisou mensalmente os resultados da sua empresa?



Disciplina


Fazer acontecer os tópicos anteriores não é fácil, aparece quase sempre o "bicho papão" da falta de tempo para justificar e desculpar a não concretização daquilo que é importante.

Para que isso não aconteça, precisa de muita disciplina.


Para conseguir ter disciplina, necessita de considerar aquilo que é importante fazer como inegociável, aconteça o que acontecer, é para ser feito.


Pode treinar a qualidade da disciplina com a criação de pequenos hábitos, como por exemplo, agendar e fazer cumprir semanalmente 30 minutos ou 1 hora para analisar os resultados das vendas da sua empresa ou analisar os fluxos de caixa.


Todo e qualquer processo de mudança é difícil e custoso, mas só se concretiza de houver uma grande força de vontade para o prosseguir.


Sempre que definiu um objeto para o dia, conseguiu concretizá-lo?


Aprendizagem constante


Não é possível ir mais longe, desenvolver o seu negócio, melhor o desempenho sem obter mais conhecimento.


Não estou aqui a dizer que necessita de tirar um curso superior, a não ser que faça sentido para si.


O conhecimento é o bem mais precioso que pode ter. Não há outra riqueza que o substitua.


Procure saber mais sobre a sua área de negócio, que novas técnicas estão a surgir, saber mais sobre gestão, marketing, de como gerir melhor o tempo... Há uma infinidade de áreas, umas mais relacionadas com a sua atividade do que outras, que vão vitais para que possa melhorar, ser diferente para melhor e tornar o seu futuro e o futuro da sua empresa mais risonhos.


Hoje em dia com a internet consegue chegar a fontes de conhecimento credíveis gratuitamente.


O que aprendeu de novo este ano?



Assumir riscos


Capacidade de assumir riscos é a qualidade básica para ser empresário. Quem não tem essa vontade e capacidade apenas lhe resta ser funcionário base, porque até os funcionários de topo, têm de ter essa capacidade.


Um empresário que deixou de ter coragem para arriscar, está a matar o seu negócio.


Tudo está em constante mutação e os negócios têm de acompanhar as mudanças constantes. E muitas vezes é preciso ser ousado e arriscar mais do que os outros.


Assumir risco não significa que tenha de ser louco, mas sim, ter bem a noção do que se está a fazer e o que se pode perder caso algo corra mal.


O mundo está cheio de empresas de sucesso, porque nelas houve alguém que teve a coragem de arriscar em fazer o que outros não tiveram a coragem de fazer.


Este ano, fez alguma coisa de relevância diferente do que é habitual na sua empresa?



Quanto sins teve como resposta?

Se não respondeu nenhum sim, não merece uma prenda no sapatinho!



Poderia ainda escrever aqui muitos mais tópicos válidos e importantes, mas se seguir estes no próximo ano, vai com certeza melhorar os resultados da sua empresa.



Énio Mota