builderall

Neste meu percurso profissional que já conta com vários anos, tenho encontrado empresários que já se sentiram abençoados e amaldiçoados devido às suas empresas. 


Apenas alguns têm percursos empresariais de sonho, apesar de todos os obstáculos que foram encontrando. Outros tantos vivem quase sempre um verdadeiro pesadelo nas suas empresas, com dificuldades constantes, sempre a tentar sobreviver. A maioria, anda aqui no meio das duas realidades, as suas empresas permitem-lhe viver, na verdade, são pouco mais do que simples trabalhares. 


E porque é que apenas poucos conseguem ser bem sucedidos nas suas empresas?


Aqui não está em causa a dimensão da empresa. Temos empresas pequenas com apenas um funcionário, o próprio empresário, e são altamente rentáveis e empresas grandes que facturam milhões e empregam centenas de pessoas que apenas sobrevivem.


A maioria dos empresários não está preparado para ser empresário, não sabe o que é ser empresário, limita-se a ser apenas dono da empresa e acaba por ter uma vida pior de que se trabalhasse para outra empresa.


Não acredita?


Grande parte dos empresários trabalha mais horas do que qualquer funcionário. Passa menos dias de férias e mesmo nas férias continua ligado. Passa pouco tempo com a família e quase não vê o crescimento dos filhos. Quando há dificuldades é o último a receber e por vezes nem é quem recebe mais. Tem todo o seu património pessoal em risco, porque se algo corre mal é ele que tem de responder.


Vários empresários não passam de escravos das suas próprias empresas. E o pior é que não se apercebem disso.


Posto isto, será que faz sentido ser empresário?


Claro que sim.


Mas para isso é necessário ter uma visão para a empresa, saber o que se pretende dela e como é que ela vai contribuir para ele próprio e família.


O empresário não se pode permitir contentar em receber apenas o ordenado pelo trabalho que faz. Tem de querer mais.


É necessário crescer enquanto empresário. Tem de saber um pouco de tudo e rodear-se de pessoas / parceiros que sejam especialistas nas várias áreas da empresa, desde o marketing, passando pela financeira, até à formação.


É difícil fazer este percurso sozinho, não é impossível, mas com ajuda é mais fácil e rápido. Para isso pode ter um coach, ter mentores, fazer formações, participar em grupos de empresários, entre outras coisas.


Olhe para a sua empresa e torne-a numa fonte de riqueza. Isto é fundamental, para pagar bons ordenados de forma a garantir melhores colaboradores, para não ter timidez nos momentos de investir e para obter uma boa rentabilidade do seu investimento.


Torne a sua vida de empresário uma verdadeira dádiva. Está nas suas mãos!