O cash gap ou intervalo de tesouraria é uma enorme dor de cabeça para muitas empresas. Estamos a falar do intervalo de tempo em que a empresa ainda não recebeu dos clientes, mas tem de pagar aos fornecedores e a todos os restantes intervenientes diretos e indiretos no negócio.
Para ficar mais claro, deixo-vos um exemplo simples.
- A empresa vendeu mercadoria a um cliente com um prazo de pagamento de 60 dias.
- Para obter um desconto financeiro, tem de pagar ao fornecedor no prazo de 15 dias.
- Esta mercadoria demora 15 dias a preparar para ficar pronta a entregar ao cliente. Este processo é feito no armazém da empresa e envolve 2 trabalhadores.
Neste exemplo, antes da empresa receber do cliente, ainda vai ter de pagar ao fornecedor, pagar o aluguer do armazém e o ordenado aos trabalhadores.
É este intervalo de tempo entre a entrada e a saída de dinheiro que colocar uma esforço sobre a tesouraria de muitas empresas.
Como pode reduzir este intervalo?
Este é um dos tópicos prioritários no trabalho que faço com os meus clientes.
E começa por rever:
- Procedimento de cobrança
- Processo de venda
- Política de pagamentos
Procedimento de cobrança
Na maior parte dos casos as empresas não têm um procedimento de cobrança claro e verdadeiramente implementado.
Em primeiro lugar à que resolver as questões das faturas que estão por receber. Pode fazer sentido oferecer um desconto para o cliente antecipar o pagamento e nos casos em que já haja atraso, enviar as faturas para o advogado tratar da cobrança.
Este é de extrema importância para evitar o alongamento dos prazos médios de recebimento do clientes.
Um bom procedimento de cobrança começa antes da fatura vencer.
Processo de venda
Toda a venda deve ser conduzida de modo a que o cliente saiba de forma clara e sem dúvida, quais são as condições de pagamento, quando fecha o negócio. A orientação tem de ser para o pronto pagamento, quando não é possível haver adiantamento.
Se fizer sentido para o seu negócio, deve dispor de instrumentos financeiros para poder dar crédito ao seu cliente e você receber a pronto.
O processo de venda começa quando um potencial cliente mostra interesse no seu produto ou serviço e termina na adjudicação ou venda propriamente dita.
Política de pagamentos
A empresa tem de definir uma política de pagamentos que passa pelos prazos de pagamentos que pretende dos fornecedores, bem como por uma definição de quando procede a pagamentos, se todas as quintas-feiras ou 2 vezes por mês, etc. Deve definir também, qual o montante mínimo de desconto que deve aceitar para pagar a pronto as suas compras.
Deve também verificar e avaliar que instrumentos financeiros pode dispor para adiar ao máximo o pagamento, sem nunca falhar aos compromissos.
Assim, a gestão de tesouraria é facilitada e a negociação com os fornecedores também.
Para si, empresário, o melhor lugar para ter dinheiro é no seu bolso e não no bolso dos seus clientes e fornecedores.