Você vai de viagem para um local onde nunca esteve e não conhece o caminho para lá chegar. Se lhe perguntar o que precisa para fazer esta viagem? Muito possivelmente vai dizer-me que precisa de um GPS.
Na gestão do seu negócio, o local de destino é o lucro e para saber se está a ir no caminho certo também precisa de um GPS, que neste caso, o seu GPS são 3 mapas financeiros.
Demonstração de Resultados, Balanço e Demonstração de Fluxo de Caixa, são os mapas que precisa analisar mensalmente para conseguir chegar ao seu destino.
Não precisa tirar nenhum curso de contabilidade para conseguir ler estes mapas, com um pouco de ajuda, vai entender o básico daquilo que é necessário.
É o filme do seu negócio.
Aqui vai conseguir saber qual o resultado da sua operação, quais as receitas da sua atividade e quais os custos de manter a sua atividade a funcionar e daí saber qual a sua margem.
O EBITDA (Resultado antes de depreciações, gastos de financiamento e impostos) é o indicador mais importante, mostra quanto é que o seu negócio está a gerar de lucro. O seu objetivo enquanto gestor é fazer crescer este número.
Neste mapa também vai encontra o Lucro gerado num determinado período pela sua empresa.
É a fotografia do seu negócio.
Aqui consegue ver quais os seus ativos e como estão disponíveis, bem como o seu passivo, ou seja, a quem a empresa deve e o capital próprio que é aquilo que é realmente seu.
Através deste mapa, consegue perceber se o valor do seu negócio está ou não a crescer. É importante que o ativo cresça mais do que o passivo.
Também é importante analisar e ter como objetivo manter o ativo de curto prazo superior ao passivo de curto prazo. Isto significa que assim a tesouraria da sua empresa provavelmente não virá a ter surpresas desagradáveis.
Este mapa que não é obrigatório e que se não pedir ao seu contabilista / contador, não o vai ter.
Aqui vai conseguir entender de onde veio o seu dinheiro e para onde ele foi. O dinheiro não é todo igual e é de veras importante entender a sua proveniência para que consiga uma tesouraria equilibrada.
Ter resultados positivos não significa ter mais dinheiro na conta bancária e é através deste mapa que vai conseguir verificar se a tua atividade está a gerar o dinheiro suficiente para pagar todas as contas da empresa.
São estes os suportes para as suas decisões. São estes os documentos que lhe vão dizer se a sua empresa vai bem ou tem tem problemas.
Não deixe nas mãos de outros o controlo do seu negócio, é você que comanda, é você que deve saber qual o rumo do seu negócio em qualquer momento.
Tem dúvidas em com algum valor que estes mapas apresentam, questione o seu contabilista / contador, ele vai ter todo o gosto em esclarecer.