Nem todos os ativos que constam no balanço das empresas, são verdadeiros ativos. Alguns estão classificados na contabilidade como ativos, mas na realidade são passivos, uma vez que não geram qualquer rendimento.
Mas qual é o ativo mais valioso das empresas?
O conhecimento é o ativo mais valioso de qualquer empresa.
Uma empresa que invista no conhecimento é potencialmente mais valiosa do que outra que tenha mais património fisico, entenda-se, imóveis, equipamentos e até mesmo aplicações financeiras.
Vejamos o exemplo da Apple, que é uma das maiores empresas do mundo em valor. Quantas empresas não terão mais património do ela e que valem menos?
Muitas com certeza. Mas poucas investem tanto em investigação e desenvolvimento e em conhecimento.
Quando uma empresa investe em formação para os seus colaboradores, com o objectivo de melhorarem determinadas competências, no fundo a empresa está a investir nela própria.
Este investimento não se pode limitar apenas aos colaboradores base, é necessário também aos quadro intermédios e superiores, incluindo a própria administração.
Além de formação nos seus mais diversos meios, o conhecimento pode ser adquirido de diferentes formas, tais como em livros, seminários e até em blogs e youtube.
A recompensa é mais do que vantajosa.
Se a empresa identificar as áreas determinantes que necessitam de desenvolvimento, traçar um plano claro e objectivo, vai conseguir sem qualquer dúvida melhorar a produtividade, o reconhecimento dos clientes, a eficiência, entre outras competências.
Há uma frase de Robert Orben que gosto muito - ?Se acha que a educação é cara, experimenta a ignorância?.
Quantos empresários andam a experimentar a ignorância e ainda não se aperceberam?
Eu já experimentei. Quanto mais conhecimento obtenho, mais sinto que preciso de aprender e melhorar.
Pertencer a um grupo de empresários e/ou ter um coach ou um mentor, ajuda muito no esclarecimento desta e de outras matérias vitais para as empresas.
Hoje em dia, não há desculpa para não investir no conhecimento. Existem várias formações, workshops e ebooks gratuitos na internet, para não falar da enorme quantidade blogs e videos com conteúdo fantástico que podem ser uma mais valia para a sua empresa.
Na sua empresa, tem apostado mais no conhecimento ou na ignorância?