builderall

Vender mais nem sempre significa que vai entrar mais dinheiro na empresa, basta não receber dos clientes e o que era bom torna-se num fator prejudicial, gerando apenas custo.


Vamos partir do principio que o recebimento dos clientes não é problema. Assim é fácil perceber que vendendo mais vai melhorar a tesouraria da empresa.

Então como podemos vender mais?


Existem apenas três formas de vender mais.



Vender a novos clientes


Para tal é necessário atrair potenciais novos clientes. Esta é a forma mais cara de vender mais, já que carece de um maior esforço de marketing. Deve adotar várias estratégias para atrair novos clientes, utilizando diferentes funis de venda, on-line e off-line.



Aumentar a venda média por cliente


Agregar valor a cada produto ou serviço de modo a que o cliente queira comprar mais de livre vontade. Pode passar por apresentar outro produto complementar ou melhorar o produtos base de modo que justifique ter um maior valor. Esta forma é mais eficaz se o processo de venda estiver optimizado.



Aumentar a repetição de venda por cliente


Levar o cliente a repetir a compra mais vezes, diminuindo o período em que está sem comprar. Passa por optimizar o processo pós-venda, ter um programa de fidelização e ter um processo de marketing direcionado para clientes.



Das três formas apresentadas, vender a novos cliente é a mais difícil uma vez que carece de maior investimento para alcançar o mesmos resultados que as outras, a não ser que a empresa esteja no inicio de atividade não tenha clientes.


Este artigo não tem como objetivo aprofundar esta temática, mas sim chamar a atenção para que vender é fundamental para qualquer empresa, mas vender a todo o custo é perigoso para o futuro da empresa. O foco tem de estar em vender mais e melhor, com margens de lucro mais elevadas e com prazo médios de recebimentos reduzidos, a pronto de preferência.