Será que faz sentido definir objectivos anuais ou é apenas uma perda de tempo?
A resposta mais provável é ?claro que sim, porque precisamos de saber onde queremos chegar.
Mas eu digo depende.
Para as equipas operacionais faz todo o sentido definir objectivos anuais, devidamente acompanhados pelos objectivos trimestrais, mensais e até mesmo semanais, que as levem a alcançar o objectivo principal ao final do ano.
Mas para os empresários é muito redutor traçar apenas objectivos anuais. E aqui é que está o depende.
Imagine que está a fazer uma viagem que vai durar 1 mês e que você a cada dia define a próxima paragem.
Agora imagine essa mesma viagem, mas que tem como destino final Moscovo e definir todas as paragem até lá chegar.
Qual dessas viagem poderá ser mais interessante e levá-lo mais longe?
Assim é a vida de uma empresa, se o empresário se limita a definir onde quer chegar ano após ano, dificilmente chega longe.
Visão de longo prazo
Qualquer empresário, independentemente da dimensão da sua empresa, tem de ter uma visão de longo prazo, ter definido um conjunto de objectivos para a sua empresa, de pelo menos 5 anos.
Os objectivos de longo prazo têm uma enorme vantagem em relação aos de prazo inferior - não estão limitados à realidade atual. No fundo é pôr no papel ou no computador, o sonho que você tem para a sua empresa e quando quer atingi-lo.
Quando você conseguir responder com clareza à pergunta - como vai ser a sua empresa daqui a 5 anos? Aí sim, está preparado para definir os objectivos para o próximo ano, para a empresa ter um rumo certo e lógico.
Quando souber o que quer ser daqui a 5 anos, é mais fácil perceber o que precisa fazer no ano seguinte para estar mais próximo do seu sonho.
E depois, definir o que é necessário fazer a cada mês para garantir a realização do objectivo anual.
No mundo em que vivemos, como tanta incerteza e reviravoltas constantes, não há nada melhor, do que trabalhar mês a mês. Pode acontecer algo, que faça alterar toda a estratégia para conseguir atingir o objectivo de longo prazo.
Retenha a esta informação útil
O empresário enquanto investidor, tem de ter claro o que pretende alcançar a longo prazo e informar o gestor da empresa qual a meta a atingir no curto prazo, mesmo que o gestor seja ele próprio.
O empresário enquanto gestor, tem de ter claro o que precisa alcançar a curto prazo e trabalhar mês a mês com a sua equipa para garantir os esses objectivos.