A procura constante de formas de vencer pessoalmente e profissionalmente são uma realidade para algumas pessoas. Na minha vida profissional lido diariamente com empresários que me procuram para os ajudar a superar obstáculos que os impedem de atingir as suas metas. Eu próprio procuro constantemente novas formas, métodos e ferramentas que facilitem o caminho para meus objectivos.
Uma das ferramentas mais importantes é o conhecimento, conhecimento esse que se pode buscar em livros, artigos, formações, worshops, coach e mentores, entre outros.
Existem n livros que nos explicam como conseguimos vencer, como conseguimos ficar ricos, como conseguimos atingir os nossos objectivos, a grande questão não é encontrar o caminho, é em percorre-lo.
Ao ler alguns textos do Fernando Pessoa, houve um que se destacou. Com quase 100 anos, este texto tem um lucidez incrível sobre esta temática. Em poucas palavras, este grande poeta, diz tudo o que é necessário para atingir o sucesso.
Não resisti em partilhar este artigo, que seguidamente transcrevo.
Elementos de vitória
Estão cheias as livrarias de todo o mundo de livros que ensinam a vencer. Muitos deles contêm indicações interessantes, por vezes aproveitáveis. Quase todos se reportam particularmente ao êxito material, o que é explicável, pois é esse o que supremamente interessa à grande maioria dos homens.
A ciência de vencer é, contudo, facílima de expor; em aplicá-la, ou não, é que está o segredo do êxito ou a explicação de falta dele.
Para vencer - material ou imaterialmente - três coisas definíveis são precisas: saber trabalhar, aproveitar oportunidades, e criar relações. O resto pertence ao elemento indefinível, mas real, a que, à falta de melhor nome, se chama de sorte.
Não é o trabalho, mas o saber trabalhar que é o segredo do êxito no trabalho; saber trabalhar quer dizer; não fazer um esforço inútil, persistir no esforço até ao fim, e saber reconstruir uma orientação quando se verificou que ela era, ou se tornou, errada.
Aproveitar oportunidades quer dizer não só não as perder, mas também achá-las.
Criar relações tem dois sentidos - um para a vida material, outro para a vida mental. Na vida material a expressão tem o seu sentido directo. Na vida mental significa criar cultura. A história não regista um grande triunfador material isolado, nem um grande triunfador mental inculto. Da simples "vontade" vivem só os pequenos comerciantes, da simples "inspiração" vivem só os pequenos poetas. A lei é uma para todos.
Este texto foi publicado na Revista de Comércio e Contabilidade a 25 de Maio de 1926.