Qualquer empresário que pretenda atingir o sucesso do seu negócio tem que procurar ser um óptimo gestor. E para tal necessita trabalhar uma série de competências e dominar algumas ferramentas que o podem ajudar nessa missão, uma delas é o conhecer os números da empresa.
É fundamental criar alguns indicadores que espelhem o desempenho dos vários departamentos da empresa. É impossível um empresário saber ao pormenor tudo o que se passa na sua empresa e também não há essa necessidade. Se tiver quatro ou cinco indicadores que lhe permitam ter uma visão concreta, ele consegue tomar decisões de forma sustentada.
Todos esse indicadores se traduzem em números, números esses que ele deve controlar e ter em conta para a gestão diária e estratégica da empresa.
Entenda-se por controlar, não fiscalizar ou auditar, mas sim verificar se estão dentro dos parâmetros que foram definidos e/ou se podem ser melhorados.
Todos os departamentos da empresa, desde o Marketing, passando pela Produção, pelo Comercial, até ao Financeiro, devem ter indicadores que permitam ao empresário verificar o seu desempenho e evolução.
Dando alguns exemplos:
Marketing - saber qual é o custo de cada cliente;
Produção - saber quais os produtos que têm melhor margem;
Comercial - saber qual é a média de venda por cada comercial;
Financeiro - saber qual o custo real de cada fonte de financiamento que empresa utiliza.
Um empresário não precisa saber quanto lhe custou determinada campanha de marketing, precisa é de saber qual foi o custo médio de cada cliente angariado por essa campanha.
De igual modo, é necessário saber qual a margem de cada produto que vende, isto é mais importante do que o quanto factura. O produto que vende mais não significa que seja o que dá mais lucro à empresa.
Sabendo a média de venda por cada comercial, deve colocar o que tem melhor desempenho a formar os colegas de modo a esses melhorarem.
Sabendo o custo real de cada fonte de financiamento, irá perceber que alterações deve fazer de modo minimizar esses custos, que poderá passar pela liquidação antecipada ou alterar o modelo da gestão de tesoura da empresa.
Estes quatro indicadores permitem tirar estas ilações ou outras. Importante é que o empresário defina que informação pretende ter de cada departamento ou de uma forma geral da empresa, de modo a que possa ser o mais certeiro na sua gestão.
É imprescindível qualquer empresário/gestor ter o controlo dos números da sua empresa. Criar um painel de controlo, com os indicadores mais importantes para o seu negócio. Ver a evolução que estão a tomar e intervir sempre que se justifique.
Esta é uma das principais ferramentas no apoio à gestão e à tomada de decisões.