builderall

O que é o dinheiro?


Dinheiro significa ?Meio de troca, sob a forma de moedas ou notas, usado na aquisição de bens, na compra de serviços, de mão-de-obra, ou noutras transacções financeiras? segundo o dicionário Priberam.


Mas o dinheiro é muito mais do que isso. De forma mais ou menos consciente é ele a principal a motivação para qualquer pessoa, é ele que nos permite satisfazer os nossos desejos, dos mais básicos aos mais caprichosos.


É o dinheiro que trazemos na carteira, o que temos na conta bancária, ou aquele que conseguimos pedir emprestado que vai definindo o que compramos, o que consumidos e quando o fazemos.


Desafio-o a pensar um pouco nas seguintes questões, quem manda na sua vida? Você ou o dinheiro? Quem toma as suas decisões de compra?



Vejamos alguns exemplos,


Quando está num restaurante para escolher o prato que vai pedir, qual é o factor predominante na sua escolha? É a composição do prato ou o preço?


Quando passa numa montra e uma peça de roupa lhe chama a atenção pela beleza e elegância, qual é a primeira coisa que procura? É o preço e é ele que o vai fazer entrar ou não na loja.


Quase todos nós tomamos decisões na nossa vida pessoal, profissional e social com base no dinheiro, naquilo que nos vai custar. É pelo dinheiro (valor) que tomamos as nossas decisões.


O dinheiro pode ajudar-nos a alcançar os nossos desejos, mas também nos vai reduzindo os sonhos, tornando-os mais distantes. Vejamos,



Quando era criança


Quando era criança tinha vários sonhos para realizar quando fosse adulto. Comprar um brutal carro, ter uma grande casa com piscina, viajar por todo o mundo e muitos outros.


Mas à medida com foi crescendo, estes sonhos foram ficando cada vez mais distantes, mais longe de poderem ser realizados. Certo? E porquê? Porque o dinheiro não chega para tudo. Porque à medida que vão surgindo obrigações financeiras, os sonhos vão tornando-se cada vez mais distantes.



E alternativa


É possível mudar? Ter outro caminho?


Sim, é possível.


É a utilização do dinheiro, a forma como lidamos com ele, o objectivo que lhe atribuímos, que nos permite mudar ter outro caminho.


Ponha o dinheiro a trabalhar para si e deixe de trabalhar para o dinheiro.



Énio Mota