Um dos significados no dicionário para a concorrente é ?sociedade ou empresa que disputa o mesmo mercado ou público-alvo com o mesmo tipo de produto.? Já o significado de inimigo é ?que não é amigo; hostil; contrário; adverso.?
Salvo alguma excepções, os concorrentes não são seus inimigos. Apenas estão a competir consigo no mesmo mercado, não estão a lutar contra si.
Imagine-se sozinho(a) no seu mercado, com produtos novos, totalmente desconhecidos pelos clientes. Seria muito difícil ter sucesso. Mas tendo mais 2 ou 3 empresas com produtos semelhantes, o mercado mais facilmente e rapidamente se iria interessar esses produtos e você venderia mais.
Esta é uma das coisas boas de ter concorrência, ajudam-lhe a educar o mercado e publicitar de forma indireta o seu produto.
Existindo várias empresas a apresentarem produtos como os seus, o mercado no seu global vai descobrir, aprender e sentir a necessidade desses produtos de uma forma mais rápida.
Você também tem a oportunidade de aprender com os seus concorrentes, percebendo o que eles estão a fazer bem feito e evitar os erros que eles cometem. Mas atenção, isto deve ser feito com moderação. A obsessão na concorrência também é prejudicial.
Alguns concorrentes podem ser parceiros ativos na conquista de outros mercados ou no desenvolvimento de produtos comuns. Podendo em conjunto alavancar os vossos negócios.
Neste momento deve estar a pensar - com muita concorrência as margens são esmagadas porque os clientes têm mais escolha.
E tem toda a razão.
Mas há uma forma de fugir à guerra dos preços, que é especializar-se em um ou dois nichos do seu mercado e tornar-se uma referência nesses nichos. Assim os clientes vão procurá-lo a si e não estão tão preocupados com o que vão pagar.
É tudo uma questão de posicionamento.
Para finalizar, os seus concorrentes são seus parceiros de negócios, uns de uma forma mais directa do que outros, e sem eles a sua empresa não era tão boa como é.