Quantos vezes chega ao final do dia cansado e com a sensação de não ter feito nada daquilo que queria?
Se isto lhe acontece, fique a saber que está com falta de foco. Falta de foco naquilo que é importante para si.
O principal problema da falta de foco é o desperdício de tempo e energia.
Factores de dispersão são imensos e estão presentes em tudo. A quantidade de informação e meios disponíveis para desenvolver a atividade são enormes, é muito fácil de se perder e de se afastar do que é importante.
O que precisa evitar?
Evite a multi-tarefa
Ninguém consegue fazer bem duas coisas aos mesmo tempo. Simplesmente porque o nosso cérebro apenas consegue estar concentrado em apenas uma coisa de cada vez, alternando de tarefa em tarefa.
Estar a escrever um email e a ouvir um colaborador ao mesmo é possível, até pode estar a poupar tempo. Mas será possível garantir que o email não vai com erros ou imprecisões e que consegue interpretar nas entrelinhas o que o funcionário está a transmitir?
É melhor ter uma tarefa devidamente concluída, do que ter duas aparentemente concluídas.
Evite interrupções
Para executar as suas tarefas da forma mais eficiente precisa estar concentrado. Sempre que permite ser interrompido, mesmo que seja por uma notificação do telemóvel, os seus níveis de concentração baixam e vai demorar bastante mais tempo a concluir com sucesso o que estava a fazer.
Ao final do dia, todas as interrupções podem representar 2 horas de improdutividade. É muito tempo e energia desperdiçados.
O que precisa fazer?
Definir as suas prioridades
O mais comum, é darmos prioridade ao que é importante para os outros. E só raramente são coincidem com as nossa prioridades.
Para melhor definir prioridades, defina listas de tarefas onde as organiza por nível de importância e grau urgência.
Deve dar prioridade às tarefas que são importante para si e evitar que elas se tornem urgentes.
Volte a utilizar o horário escolar
Ter uma agenda organizada como um horário escolar é uma óptima forma de começar a ter o domínio do seu tempo. Organizando a sua agenda por blocos de tempo, nos quais vais estar 100% concentrado, evitando interrupções e multi-tarefas. Aproveita os intervalos entre esses blocos de tempo para tudo o resto, devolver chamada, responder a emails, etc.
Como os imprevistos são praticamente diários, por isso pode definir tempo na sua agenda para eles.
Ter mais foco, vai-lhe dar mais tempo e mais energia. Só depende de si.