Todos querem melhorar e você não é excepção. A grande dificuldade não é saber como melhorar, mas sim, concretizar a melhoria.
O maior erro
A vontade de querer melhorar o desempenho pessoal, os resultados da empresa, a qualidade de vida, leva-nos a pensar que é necessário fazer grandes planos.
Para melhorar muito é necessário fazer muitas mudanças ou alterações na vida profissional ou pessoal - é um erro pensar assim.
Quando se fazem grandes planos, de curto prazo, torna a jornada muito pesada e facilmente se desiste. Uma carga muito grande, torna o caminho lento e tortuoso, e ninguém quer isso.
Torna-se mais fácil arranjar desculpas para não seguir o plano, do que colocá-lo em marcha.
É isto que leva que muitas intenções, nunca passarem disso mesmo, de intenções.
Onde me devo focar?
O foco tem de estar na melhoria constante, no hoje ser melhor do que o ontem, no este mês ser melhor que o mês passado, preparar para que amanhã seja melhor do hoje, para que o próximo mês seja melhor do que este.
E para isso não são necessários grande objetivos, mas sim, coisas simples que venham a concretizar o muito.
Uma pequeno exemplo simples:
Se não tem conseguido parar durante a semana para analisar o seu negócio e preparar o futuro da sua empresa, não é necessário pensar em bloquear um dia da semana para isso. Comece por tirar uma hora na próxima semana e nessa hora, concentrar-se e perceber o que precisa de fazer.
O que fazer para melhorar constantemente
Ter claro o que quer atingir lá bem à frente, 5 anos, 10 anos, 20 anos é muito importante, porque lhe vai servir de orientação. Aqui ter um plano bem grande e ambicioso, é fundamental. Saber onde quer chegar sem estar limitado à sua situação atual.
Mas para conseguir atingir esse grande e distante objetivo tem de dar pequenos passos diariamente.
Se conseguir melhorar 1% diariamente, semanalmente ou até mesmo mensalmente, vai aos poucos, mas de forma constante e sem reversão, ao encontro daquilo que são os seus grande objetivos.
A melhoria de 1% em várias áreas da sua empresa, podem significar um crescimento nas vendas ou nos lucros de 5%, 10%, 50% ou mais num ano.
Não acredita?
Se conseguir melhorar 1% na conversão de novos clientes, reduzir os custos em 1%, aumentar a venda média em 1%, melhorar a produtividade da sua equipa operacional em 1%, quanto é que isto não iria melhorar o seu lucro?
Ninguém consegue comer uma vaca de uma só vez. Mas aos bifes e com tempo consegue comê-la toda.
E você, que "bife" deve tratar agora na sua empresa?