builderall

Há um indicador extremamente importante para conseguir saber se a sua empresa está ou não a gerar dinheiro.


Se tiver 3 meses consecutivos com esse indicador a transmitir-lhe um resultado negativo, ou muda algo rapidamente ou o melhor é fechar a empresa.


Esse indicador é o Fluxo de Caixa Operacional (FCO).



Porque é tão importante?


Porque indica o montante, entenda-se dinheiro, que o negócio da empresa está gerar ou a destruir. Ele revela todo o dinheiro que entra na empresa por via das vendas e todo o dinheiro que sai por via de pagamentos respeitante à atividade operacional da empresa, tais como fornecedores, renda do escritório/armazém, pessoal, contabilidade, telecomunicações, ou seja tudo o que é fundamental para o negócio funcionar.


De fora ficam as entradas de dinheiro não relacionadas de forma directa com a atividade da empresa, tais como subsídios ao investimento, financiamento, ganhos gerados em aplicações financeiras. E também ficam de fora as saídas de dinheiro que não têm a haver com a atividade da empresa, tais como pagamentos de prestações de créditos, impostos sobre o rendimento e planos de regularização de dividas fiscais, entre outros.


Todos os custos e proveitos que estão na origem destes fluxos de caixa permitem-lhe calcular a margem operacional do seu negócio.

Margem essa que pode ser óptima e mesmo assim estar a gerar fluxos de caixa operacional negativos e ter que vir a fechar a empresa.



Exemplo simples e para ficar claro do que estou a falar


Imagine que a sua empresa neste mês vende 50.000? e que compra 30.000? de mercadorias, os salários são 10.000? e outros custos operacionais são 5.000?.


Resumindo a empresa tem 50.000? de proveitos e 45.000? de custos, tendo um lucro operacional de 5.000?, ou seja, cerca de 11% de margem operacional. Não parece mal de todo.


Mas, os clientes pagam-lhe a 60 dias e aos fornecedores paga-lhes a 30 dias, aos funcionários e outros fornecedores a pronto.


Analisando 3 meses, em termos de resultados económico, está tudo bem:


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem



Agora analisando os fluxos de caixa operacional:


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Este cenário ainda pode piorar se tiver um crescimento significativo das vendas. Pois vais deixar mais dinheiro nas mãos dos clientes e vai precisar de mais para pagar aos fornecedores.


O fluxo de caixa operacional reflete a realidade financeira do seu negócio. E permite-lhe saber de onde vem e para onde vai o dinheiro da empresa.



Com certeza que já ouviu empresários a queixarem-se que as vendas vão bem, mas não conseguem perceber onde pára o dinheiro. Se eles analisassem os fluxos de caixa, conseguiam saber o que se passa com o dinheiro que circula na empresa.


Obviamente que deve manter o foco em gerar lucro, porque sem lucro não consegue gerar dinheiro. Mas ter lucro apenas não chega, é preciso receber dos clientes e liquidar os compromissos para materializar esse lucro.


Énio Mota