As empresas podem ter uma infinidade de missões, desde contribuir para a sustentabilidade do planeta ou até mesmo, tornar a tecnologia acessível a todos. Mas há um objectivo básico transversal a todas - gerar dinheiro.
Lucro vs Fluxo de Caixa
Podia falar que o importante é gerar lucro, e obviamente que é importante gerar lucro, mas este não é o objetivo fundamental. É possível uma empresa ter lucro e estar a perder dinheiro, ou seja, não ter fluxos de caixa positivos.
Este objectivo deve ser claramente assumido por todos os empresários. Não há mal algum em querer ganhar dinheiro, antes pelo contrário, mau é contentar-se em ter uma empresa que gera apenas o suficiente para pagar as despesas.
Fique desde já assente que apenas é tolerável gerar de dinheiro pelos meios legais e de forma justa.
Quais são os beneficiários
Posto isto, há alguém que saia beneficiado quando uma empresa não gera dinheiro?
Não, não há.
Uma empresa que gera pouco dinheiro também não está a beneficiar ninguém. E vai perceber porquê já a seguir.
Todos têm a ganhar com empresas que conseguem gerar elevados fluxos de caixa, ou seja, dinheiro. Quando digo todos, são mesmo todos, mesmo aqueles que nada têm a haver com a empresa.
Vejamos quem são os principais beneficiários das empresas altamente rentáveis e que geram dinheiro
Sócios/accionistas - parece obvio, porque o seu capital investido é bem remunerado, seja pela distribuição de dividendos, seja pela valorização da empresa.
A própria empresa - pois tem mais capital próprio para investir, o que vai facilitar o seu crescimento para garantir a contínua capacidade de gerar dinheiro.
Funcionários - todos ganham mais, independentemente da função. Porque se a empresa está a gerar bons fluxos de tesouraria, isso se deve em boa parte, à produtividade dos seus funcionários. Logo vai ter todo o interesse em mantê-los e motivá-los a continuar.
Fornecedores - uma empresa que ganha bem não vai ter problemas em pagar aos seus fornecedores e vai motivá-los a melhorar para não a perderem como cliente.
Estado- Num país onde a carga fiscal é tão elevada como em Portugal, o Estado também vai conseguir cobrar mais impostos e taxas com empresas que conseguem gerar mais dinheiro, mesmo que elas consigam ser fiscalmente eficientes, aliás, condição fundamental para conseguir gerar dinheiro.
Sociedade - Uma empresa financeiramente próspera, tem sempre um papel importante na sociedade onde está inserida. Tem a capacidade de apoiar projectos sociais e desportivos, entre outros. Será que a região de Campo Maior seria o que é hoje, se o Grupo Nabeiro (Cafés Delta) não fosse um conjunto de empresas altamente rentáveis?
Como podemos verificar, todo o empresário tem um papel fundamental e bastante humano na sua nobre missão de tornar a sua empresa altamente rentável e geradora de dinheiro, geradora de fluxos de caixa positivos.