builderall

Lucro, é algo que todas as empresas procuram atingir. E bem.


Mas para que serve ter lucro?


De uma forma muito simplista, o lucro apenas serve para duas coisas:

Avaliar o desempenho da empresa e saber se é necessário mexer na margem de lucro;

Pagar impostos.



O lucro é o resultado positivo entre os Proveitos e dos Custos da empresa. O mapa contabílistico onde consegue verificar este resultado é a Demonstração de Resultados, na rubrica Resultado Liquido. Sempre que esse resultado é negativo, estamos perante prejuízo. 


É também através do Proveitos e dos Custos que conseguimos obter a Margem de Lucro do negócio.


De salientar que a Margem de Lucro Operacional, é um indicador que tem de estar sempre debaixo de olho, pois este indicador permite-lhe saber qual o desempenho do seu negócio. 



Posto isto, a intervenção que você pode ter para melhorar o lucro da sua empresa é nos proveitos (aumentando as vendas) e nos custos (comprando matéria prima mais barata, baixando a renda, descendo a massa salarial, etc).



Para além de servir para avaliar o desempenho do seu negócio, a Demonstração de Resultado é utilizada como base para o calculo dos impostos sobre o rendimento.



Infelizmente, em muitas PMEs, a única utilidade deste mapa é apenas para efeitos fiscais, porque o empresário não chega a olhar para ele. Espero que não seja o seu caso.



Será que o Lucro tem mais alguma utilidade? 


Vejamos. Você consegue pagar as suas contas, os ordenados, os impostos, os dividendos, os investimentos com o lucro obtido na sua empresa?

Claro que não.


Mas poderá estar a pensar, mas é importante obter lucro.


Sim é importante, mas mais importante é obter fluxos de caixa positivos.


Nada adianta ter lucro se não receber dos clientes, se a empresa não conseguir gerar dinheiro.


É com o dinheiro que recebe, que consegue pagar as suas contas, os ordenados, os impostos, os dividendos, os investimentos, etc.



Poderá ter fluxos de caixa positivos mesmo que a empresa esteja a ter prejuízo, mas isso não é sustentável no tempo. Logo, se melhorar o lucro da sua empresa e controlar os recebimento e pagamentos, vai conseguir gerar mais dinheiro com o seu negócio.