builderall

Muitas vez andamos a procurar soluções mágicas ou milagrosas para alterar o rumo dos nossos negócios ou pensamos que são necessárias grandes alterações para que se possam ver resultados concretos e depois acaba-se por não se fazer nada.


Quero aqui partilhar 5 pequenas coisas, que não custam nada e que vão fazer a diferença.



1. Ser pontual


O que é ser pontual? É muito mais do que não chegar tarde. É chegar antes da hora marcada, é entregar os projectos antes do fim do prazo, é avisar com antecedência que não se vai cumprir com o que foi acordado, é acima de tudo profissionalismo e respeito pelos outros e pelo seu trabalho.


Quando tem uma reunião marcada com um cliente ou até mesmo uma consulta médica, gosta que o deixem ficar à espera? Obviamente que não, ninguém gosta.


Ser pontual trás enumeras vantagens:

- Uma das primeiras é o respeito por parte de quem nunca tem de esperar por si, sejam clientes, fornecedores, colegas de trabalho e simplesmente amigos;

- A diferenciação num mundo em que cada vez se corre mais atrás do tempo;

- O controlo sobre a sua agenda. Assim gestão de tempo não é problemática;

- Faz com que os outros sejam mais pontuais consigo - Acção gera acção.


Cultive a pontualidade, vai-lhe trazer muitos benefícios na sua carreira profissional e na sua vida pessoal.



2. Agradecer


Aqui está uma raridade que não tem qualquer custo, mas que parece muito cara.


Na Era da Informação, onde se está ?perto? de qualquer pessoa, em qualquer lugar, a todo o momento, as relações inter-pessoais estão cada vez mais frias e mais distantes. Se há alguém que fez uma pequena diferença no meu negócio, na minha vida, porque não agradecer-lhe?


Agradecer a um cliente pela recomendação a um novo cliente, ainda é dos poucos gestos de gratidão que se vêm nas empresas, mas que ajuda a fidelizar o cliente.


Agradecer a um fornecedor quando ele fez um esforço para responder ao nosso pedido.


Agradecer ao colega de trabalho pelo desempenho que fez a diferença.


Agradecer a um colaborador pela observação que vai permitir corrigir um erro.


Agradecer a um superior pela confiança depositada no seu trabalho.


Este é um gesto que deixa uma marca positiva, que dá energia, sinal de parceria e é uma forma de reconhecer o esforço alheio.


A gratidão é a cola das relações, sejam elas quais forem.



3. Cumprir o combinado


Não é nada que não se espere, mas que falha muita vez.


Quantas vez ficaram telefonemas ou emails para devolver conforme se prometeu? Isto para não falar do que se combinou comercialmente.


?Dou a minha palavra?, há 30 anos funcionava como uma ?escritura?, nos dias de hoje perdeu o valor. 


Isto dá-nos a oportunidade de marcar a diferença, de ser um factor de diferenciação, de fugirmos à comparação do preço quando falamos de negócios e de nos valorizarmos.


Só há uma maneira aceitável e louvável de não cumprir o combinado - quando superamos as expectativas. Só assim é que se consegue transformar clientes fieis em fãs e colaboradores em fieis defensores da ?camisa? que vestem.


Cumpra e surpreenda!



4. Ser ético


Este é um valor social que tem vindo a ser substituído pelo principio da legalidade. Se verificarmos à nossa volta, vemos variadíssimas situações que são eticamente questionáveis, mas que são justificadas por não irem contra a lei.


Não é preciso ter uma profissão que tenha um código de ética e conduta para se agir em conformidade. Aliás, agir com ética não é respeitar um normativo, mas sim um conjunto de valores sociais aceites na sociedade em que estamos inseridos.


É possível criar riqueza, tornar-se líder no seu mercado e ser um forte negociador sem ferir os valores morais dos seus clientes, dos seus concorrentes ou dos seus fornecedores.


Actuar profissionalmente e pessoalmente com base nos princípios gerais que norteiam a sociedade onde está inserido, vai trazer-lhe respeito, notoriedade, admiração e facilitar-lhe a longevidade na sua atividade.



5. Auto-disciplina


Das 5 coisas, esta é provavelmente a mais difícil, mas também a que vai trazer maiores resultados e ajudar a concretizar as anteriores.


Para conseguir ser auto-disciplinado vai ter de tomar consciência das suas capacidades, identificar os seus limites e conseguir auto-avaliar-se.


É esta é a única forma de ter o controlo de si mesmo e facilitar o controlo do seu negócio. 


Vai consegui gerir muito melhor o seu tempo e fazer o que é importante para si, em detrimento do que é urgente para os outros.


Para conseguir ser auto-disciplinado precisa de:

- Ter bem claro quais as suas tarefas do dia a dia que são realmente relevantes para si e para o seu negócio;

- Precisa de eliminar as distrações diárias que o fazem perder tempo e não lhe acrescentam qualquer valor;

- Criar bons hábitos e estipular pequenas metas que o motivem a continuar neste difícil objectivo;

- Festejar as pequenas vitórias que vai conseguindo alcançar para se manter focado e motivado.



Não espere nem fique a aguardar grandes preparações para melhorar o seu negócio. O momento certo é hoje, cada passado dado é um passo mais à frente. 


Comece já!