builderall

As maiores dificuldades que os empresário se queixam, resumem-se a dificuldades financeiras. Estas dificuldades estão na maioria dos casos associadas a erros cometidos na gestão da empresa.


Lendo este artigo, vai ficar a conhecer os 5 erros mais comuns que vão causar algum tipo de dificuldade financeira na sua empresa.



1. Depender de um só cliente


Algumas empresas estão acomodadas a trabalhar com um só cliente. Porque ele é certinho a pagar, nunca falha, temos sempre trabalho garantido, são algumas das desculpa para se manterem nesta situação. Nem se querem lembrar que estão completamente na mão do cliente e que se ele falhar é o fim da empresa.


Basta pensar, quem é que decide o preço? Se o cliente encontrar o mesmo serviço noutro fornecedor mais barato o que ele vai fazer? Se o negócio do cliente começar a correr mal?


É importante ter uma carteira composta de vários e variados clientes. Um único cliente não deve representar mais de 20% do total das vendas da empresa.



2. Depender de um só produto/serviço


Este erro é muito semelhante ao de depender de um só cliente.


Este erro é muito grave, se o produto tiver um ciclo de vida curto, já não é tão grave, se a minha empresa tiver a patente desse produto e se o ciclo de vida dele for longo.


Empresas de sectores de atividade dinâmicos, onde a inovação é constante, se dependerem de um único produto, por muito inovador que seja, vão deixar de vender, passar por dificuldades financeiras e morrer, se não obterem outros produtos ou novas versões desse produto.


Existem algumas áreas de negócio em que aparentemente é difícil ter mais do que 1 ou 2 produtos ou serviços, como por exemplo a contabilidade. Mas é possível. 


Vejamos, o serviço de contabilidade para uma média empresa é igual ao de uma micro empresa ou igual ao de um profissional liberal? Não.


Neste mero exemplo temos três serviços, aparentemente iguais, mas têm diferenças, porque os clientes são diferentes, têm necessidades diferentes, pretendem um tipo de informação diferente e esperam um nível de serviço diferente.


É importante introduzir novos produtos, novos serviços. Todas as empresas devem ter como objecto lançar, no mínimo, um novo produto ou serviço anualmente.



3. Contratar pessoas sem critério


Fazer um recrutamento assertivo é fundamental. Contratar pessoas erradas para os lugar que se pretende ocupar, sai muito caro. Mantê-las nos lugares errados ainda mais caro sai.


É imprescindível quando se pretende contratar alguém, ter bem definido quais as tarefas que se pretende que essa pessoa execute, qual o resultado que se espera dela, que formação lhe vai ser dada, como e a quem ela vai reportar o seu trabalho, como é que vai ser avaliado o seu desempenho. 


Ter isto presente antes do recrutamento, traz clareza para que funções é necessário recrutar e vai tornar mais certeira a escolha do candidato, sendo mais fácil e rápida a sua integração e adaptação às suas novas funções.



4. Cantar vitória antes do tempo


Este é um erro mais comum em empreendedores. 


Quando começam a ter os primeiros contratos, o excesso de entusiasmo apodera-se deles, começam a pensar que já têm aquele dinheiro no bolso, que as coisas vão correr sempre assim e que vai ser sempre a crescer, contratam novos funcionários, compram equipamentos e? Basta apenas um cliente voltar atrás para que as finanças das empresas se tornem um desastre.


Entusiasmo e ser positivo é importante, mas deve ser condimentado com um uma boa dose de prudência.


Ter um bom planeamento financeiro e respeitá-lo ajuda a equilibrar os impulsos.



5. Facilitar no recebimento de clientes


Recebimentos a pronto ou até adiantado é o ideal para qualquer negócio manter as suas finanças com óptima saúde. Mas nem em todos os negócios é possível esta prática.


Dar prazo de pagamento aos clientes pode ser importante para fechar negócios, mas esse prazo tem de ser rígido e não meramente indicativo.


As condições de pagamento devem ser escritas e aceites pelo cliente e tem de ficar definidas as penalizações ou a ausência de benefícios caso não sejam cumpridos os prazos acordados.


Ter uma política de condições de pagamento de cliente, definida, escrita e implementada é fundamental. Além de permitir a boa gestão financeira da empresa, também permite uma melhor avaliação dos clientes que a empresa pretende ter em carteira.


É preferível não vender quando não se sabe quando se vai receber.



Muitos mais erros financeiros são praticados pelos empresários e até mais graves. Mas estes são dos mais comuns e dos mais fácies de evitar. Basta parar um pouco e verificar como é que está a minha empresa em cada um deste ponto.